Sei
01 Aug 2013 | Sei

Entrevistas

Entrevista: Felipe Cambraia, Baixista

Entrevista: Felipe Cambraia, Baixista

cam 22Felipe Alberto Soares Resende, conhecido por Felipe Cambraia, é músico e baixista da banda ‘Os Infernais’ que acompanha Nando Reis em seus shows.

Se juntou ao cantor em 2000, através da indicação da amiga Cássia Eller que curtia o som da ‘A Bruxa’, banda carioca que ele participou no período de 1989 a 2004 e tinha como integrantes: Fabio Allman (vocal); Walter Villaça (guitarra); Felipe Cambraia (baixo); João Viana (bateria).

Carismático e querido pelos fãs de Nando Reis, ele é uma das alegrias do show. Impossível não se contagiar com seu entusiasmo e satisfação quando está no palco… Quem já foi a um show sabe o quanto ele interage com o público, distribuindo sorrisos e cumprimentos, e fazendo com que cada um de nós se sinta reconhecido como um amigo. E quando algum fã tem a sorte de encontrá-lo pessoalmente, é com um abraço carinhoso que ele te recebe! Estranho seria se nós não nos apaixonássemos por ele… =)

Confira abaixo a entrevista que Felipe Cambraia gentilmente cedeu ao fã clube!!!

Fã Clube – Felipe Alberto Soares Resende. Como surgiu o apelido Cambraia?
Felipe Cambraia – Pois é… No meu nome de batismo não tem “Cambraia”, na verdade, é um apelido que me foi dado na época de colégio… Eu chamava os outros de “Cambraia” e acabou que todo mundo começou a me chamar assim… Simples assim…

Fã Clube – Em entrevista ao fã clube Infernal você revelou que nos seus testes de habilidade específica do colégio sempre saia que você seria músico ou escritor, porém acreditava que seria um bom ator. Antes de ser músico, já teve o sonho de atuar?
Felipe Cambraia – Nunca atuei como ator, sempre músico, músico, músico, amo muito isso, mas ainda vou concretizar esse sonho, de um dia interpretar um personagem qualquer… Estou aberto pra receber propostas… Hahahaha… É só querer, tô aí…

Fã Clube – Nando Reis declarou diversas vezes que você é o melhor amigo dele. Como foi que vocês se conheceram?
Felipe Cambraia – De fato o Nando é uma das pessoas mais incríveis que conheci! Conheci o Nando através da Cássia Eller. Eu e Cássia éramos muito amigos e, quando o Nando produziu o CD ‘Com Você meu Mundo Ficaria Completo’, ele frequentava muito a casa dela, local onde eu também ia muito, foi aí que nos conhecemos. A Cássia nos apresentou, um ao outro. Dentre outras coisas maravilhosas que ela me proporcionou, essa foi uma delas, muito especial. Isso foi, se não me engano em 1998… Desde então tenho uma amizade e uma relação com o Nando que fica muito difícil descrever em palavras. Pra resumir, ele é meu padrinho de casamento, meu companheiro de estrada e tenho um sentimento por ele que ultrapassa a admiração, o afeto e o carinho… Eu amo esse cara!

Fã Clube – E em outubro deste ano você completará 14 anos de estrada ao lado de Nando Reis! Poderia nos contar um pouco de sua relação com ele?
Felipe Cambraia – Comecei a trabalhar com o Nando antes mesmo de começar a tocar com ele. Eu tinha uma banda chamada “A Bruxa!” e estávamos gravando um CD em 1999. Cássia Eller estava gravando conosco, e como falei anteriormente, éramos muito amigos e Cássia pirava com essa banda, tanto que o Walter Villaça, guitarrista da Bruxa, começou a tocar com ela, assim como o baterista João Viana. Nando também começou a curtir a banda, ao ponto de nos “dar” uma canção inédita dele pra gravarmos, e não só “dar” a música, como também produzi-la no estúdio, o nome da canção, “A Minha Gratidão é Uma Pessoa”.Quando o Nando foi gravar o álbum “Para Quando o Arco Íris Encontrar o Pote de Ouro” em Seattle, ele levou do Brasil com ele Fernando Nunes (Baixo) e Walter Villaça (Guitarra) pra gravar, ambos faziam parte da banda de Cássia Eller. No retorno ao Brasil, tanto Walter como Fernando, estavam muito ocupados trabalhando com Cássia, daí ambos me indicaram para trabalhar com o Nando, isso foi em Outubro de 2000.

Fã Clube – Nestes 14 anos rodando por todo o Brasil, teria alguma história marcante que possa compartilhar conosco?
Felipe Cambraia – Hahaha… Tenho várias histórias que nunca poderiam ser publicadas, mas tenho uma muito especial. Durante um certo período, eu e o Nando fazíamos muitos shows só eu e ele, voz, violão e baixo. Um dia fizemos um show num shopping em Brasília, logo após a morte da Cássia. O shopping estava LOTADO e, quando começamos a tocar “Luz dos Olhos”, a emoção foi tanta que tivemos que interromper o show, pois estávamos aos prantos, chorando e tão emocionados que não conseguimos finalizar a canção… Depois de uns cinco minutos de pausa e alguns goles de whisky, retornamos ao palco, e a plateia também muito emocionada, nos recebeu e nos acolheu com muitos aplausos e muito carinho… Foi um momento muito marcante na minha trajetória ao lado do ruivo.

Fã Clube – Algumas pessoas acreditam que o baixo usado por você foi o mesmo utilizado por Nando Reis na época dos ‘Titãs’. Qual é a história de seu instrumento?
Felipe Cambraia – De fato usei muito esse baixo tocando com o Nando e uso até hoje. Foi o baixo que ele usou durante muitos anos tocando com os Titãs. Um ‘Fender Jazz Bass’ lindo, com um som incrível! Sempre fui fã do Nando e dos Titãs, pra mim é maravilhoso poder compartilhar esse instrumento que, hoje, digo pra ele que é nosso!

Fã Clube – Um dos momentos mais emocionantes dos shows de Nando Reis e Os Infernais é o seu solo de baixo na música ‘All Star’. Como surgiu a ideia de inseri-lo na canção que, em sua versão original, não contém este belo instrumental?
Felipe Cambraia – Aconteceu naturalmente… Não foi combinado, nem ensaiado… Quando nos demos conta, já estava acontecendo… Lindo! Um presente dele, um presente nosso pra Cássia. Acho que representa exatamente o nosso elo.

Fã Clube – Além da banda ‘Os Infernais’, você está em um projeto muito legal, junto de George Israel (Kid Abelha) e Toni Garrido (Cidade Negra), chamado ‘Black Carlos’ que revista a obra de Roberto Carlos e Erasmo Carlos em ritmo de ‘black’, com direito a naipe de sopros e backing vocals. Este show é muito legal! Vocês planejam fazer uma turnê nacional?
Felipe Cambraia – Black Carlos é um projeto muito bacana. Temos uma banda incrível que trabalha junto comigo, com o George e com o Toni. Uma turnê nacional seria maravilhoso, mas por conta da agenda de shows de cada um de nós, isso fica um pouco complicado. Estamos restritos aos dias de semana, de domingo a quinta, e fazemos o possível pra darmos sequência a esse projeto que é muito importante e fascinante pra todos nós.

Fã Clube – Uma de suas primeiras bandas foi ‘A Bruxa!’ que em 2010 gravou um DVD comemorativo de 10 anos do CD ‘Faça tudo o que quiser fazer’ com a participação de Nando Reis. A previsão de lançamento deste disco era para 2011, o que não aconteceu. Vocês ainda planejam lançar o registro daquela noite especial?
Felipe Cambraia – Temos planos de finalizar esse projeto sim. O Nando participou em duas faixas: ” A Minha Gratidão é Uma Pessoa” e “No Recreio”. Além do Nando, o Paulinho Moska participou em outras duas faixas… Vamos finalizar sim!

Fã Clube – Dezembro de 2012 você entrou em uma nova etapa de sua vida que é o casamento. Tem sido fácil conciliar a bem sucedida turnê ‘Sei’ com a ‘vida a dois’? Sua esposa o acompanha em alguns shows?
Felipe Cambraia – Minha esposa é uma pessoa linda! Nos conhecemos num bar que eu tocava no Rio de Janeiro todas as quintas feiras, ou seja, ela já me conheceu “na estrada”. Embora eu tenha casado a pouco tempo, já estou com ela ha 15 anos!!! Ela não me acompanha na estrada, pois o “pique” é puxado e não é pra qualquer pessoa, além do mais, ela tem um emprego de uma pessoa “normal”, de segunda a sexta em horário comercial… Fica difícil acompanhar…

Fã Clube – Muito querido pelos fãs, você conquistou aplausos por este Brasil, através de sua performance e carisma, chegando a receber o apelido de ‘Simpatia’. Quando está no palco, entre sorrisos e olhares, parece que para você nunca tem ‘tempo ruim’. É assim mesmo? Como se sente ao receber tanta demonstração de carinho dos fãs, que tanto te curtem?
Felipe Cambraia – Amo a minha profissão! Desde muito garoto sempre quis isso pra minha vida. Acho que esse é o principal motivo da minha alegria no palco. Sou muito feliz e agraciado pelo que faço e com quem faço. Esse é o motivo da minha alegria no palco. Agradeço o carinho e a admiração dos fãs e procuro retribuir com muita música boa…

10th junho, 2014

7 Commentários

7 Comentários

  1. Luis Gustavo M Rolim escreveu:

    Felipe Cambraia !!! Esse cara é demais !!! Minha inspiração quando se trata de tocar baixo com harmonia !!! Esse sabe o que faz. Parabéns pelo seu trabalho. Que Deus continue lhe abençoando com esse talento, e que você tenha muita saúde para nos proporcionar muitos anos de alegria !!! FELIPE, essa é a sua (nossa) missão !!! Grande abraço

  2. Boni Maren Costa escreveu:

    Tem que ter algo especial dentro de si para perceber o som sinuoso e sutil, ao passo que marcante do baixo.
    Cambraia, faz isso tudo parecer mais marcante ainda!

    Sou fã, em especial daquele sorriso!!

  3. Douglas Jesus escreveu:

    Fui sábado, agraciado com a boa musica, e tive a honra de ficar ao lado do Ampli do Cambraia, ao pé do pauco, apesar de ser guitarrista, nada é como ver um musico com espirito de keith moon, é uma ótima definição para o Cambraia, keith moon do Baixo! muita energia, competência, tocar bem tem muitos por ai que tocam, mas não passam a musica para o outro. Um Dom do Cabraia, Nando, e Infernais, passam o sentimento da canção a energia! show maravilhoso! marcou a vida desse garoto de 27 anos de Campinas!
    Se o inferno for repleto de seres infernais desse nível, é pra lá que eu quero ir!

  4. Natalia Fonseca escreveu:

    Esse cara é demais, simpatia que contagia! Não há que não curta o som que ele faz.

  5. Daniela escreveu:

    Cambraia é o melhor!

  6. Naína Monsores escreveu:

    Otima entrevista….. Felipe eh um lindo repleto de luz!

  7. Rodrigo Luz escreveu:

    Muito boa a entevista. Mais interessante por conta do entrevistado. Tive a oportunidade de conversar com o Felipe Cambraia e posso dizer que tudo isso que tem na entrevista é de fato o que esse cara representa para os fãs de NR. Cambraia é uma pessoa muito gente boa, simpática, alegre… tudo de bom pra ele e consequentemente vai ser tudo de bom p nós fãs de Nando Reis e os Infernais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *