Sei
01 Aug 2013 | Sei

Entrevistas

Fã Clube entrevista Ana Cañas!

Fã Clube entrevista Ana Cañas!

canasA cantora paulistana Ana Cañas está comemorando seus 10 anos de carreira em grande estilo pois, além de ter gravado seu primeiro CD/DVD (‘Coração Inevitável’) no ano passado, está com um novo projeto previsto para 2015 onde o cantor Nando Reis irá produzir o seu disco!

Talvez algumas pessoas não saibam mas a dupla ‘Nando&Ana’ já faz parcerias a 5 anos onde, até o momento, selaram esta união através de três músicas (‘Pra Você Guardei o Amor’, ‘Luz Antiga’ e ‘Você Bordado’).

A primeira parceria surgiu em 2009 quando Nando Reis, encantado com a voz potente de Ana, convidou-a para gravar a marcante ‘Pra Você Guardei o Amor’ que foi o grande hit do disco ‘Drês’ do ruivo. Em seguida, no ano de 2010, veio ‘Luz Antiga’ que, segundo relato de Ana, ela ligou para Nando Reis numa madrugada e falou que queria gravar uma música dele e assim veio a bela ‘Luz Antiga’… Já a animada ‘Você Bordado’ aconteceu em 2013, as vesperas da gravação do DVD de Ana Cañas, quando a cantora em uma semana escreveu a letra da canção em cima da melodia que Nando tinha passado para ela!

Sobre o projeto ‘Nando&Ana’ previsto para 2015, podemos adiantar que não será um disco só de músicas de Nando e, apesar de não ter sido divulgado nada a respeito, acreditamos que haverá algum dueto entre eles. Nos resta aguardar ansiosamente, vem coisa boa por aí…

Para efeito de curiosidade, vale dizer que o último artista que Nando Reis produziu foi a banda ‘Squadra’ em 2002. Antes, Nando Reis já produziu um disco de Jorge Ben Jor (1989), Vange Leonel (1991), Nomad (1994), Maskavo (1995) e dois CD’s de Cássia Eller (1999 e 2001).

Tentando trazer mais informações deste encontro de ‘poesia e música’, o fã clube Oficial Nando Reis fez uma entrevista com Ana Cañas que, carinhosamente, aceitou nosso convite. Confira abaixo!

canas 2Fã Clube Nando Reis – Há muito tempo você vinha manifestando vontade de gravar um disco com a produção de Nando Reis. Era uma questão de agenda dele ou de um momento certo para este lançamento?
Ana Canas – Acho que a vida nos trouxe esse momento. Um momento de proximidade poética, vontades e quereres.

Fã Clube Nando Reis – Poderia nos contar um pouco de como será este projeto? Ele já se encontra em estúdio? Qual a previsão de estar nas lojas?
Ana Canas – Tudo ainda é incipiente. Mas a certeza do encontro nos é alvissareira.

Fã Clube Nando Reis – Até o momento são seis anos de parceria com Nando Reis e 3 músicas que selam esta união (‘Você Bordado’, ‘Pra Você Guardei o Amor’ e ‘Luz Antiga’). Dentre elas, você guarda alguma canção preferida?
Ana Canas – Gosto muito de todas, pois cada uma delas guarda um momento do nosso encontro. Mas “Pra Você Guardei O Amor” foi o início de tudo. É um canção ímpar. Complexa e acessível. Nando faz isso muito bem. É um alquimista.

Fã Clube Nando Reis – Em seus shows, você afirma que ‘Você Bordado’ foi sua primeira música escrita em parceria com Nando. Como foi este processo de composição?
Ana Canas – Foi uma canção feita especialmente para a ocasião da gravação do DVD “Coração Inevitável”. Ele me mostrou a melodia, eu adorei e fiz a letra na mesma semana.

Fã Clube Nando Reis – No seu site há um espaço onde você escreve poesias. Há alguma pretensão futura de lança-las através de um livro?
Ana Canas – Não há pretensão de nada além. O tempo dirá se elas valem algo.

Fã Clube Nando Reis – Você já dividiu o palco com grandes artistas de nossa música como Nando Reis, Arnaldo Antunes, Maria Gadu, Ana Carolina, Chico Buarque, Titãs, entre outros. Existe algum artista brasileiro que você tem o desejo de fazer um dueto e ainda não realizou?
Ana Canas – Sou aberta aos encontros, pois aprendo muito com eles. O outro nos diz quem somos.

Fã Clube Nando Reis – A gente leu em entrevistas anteriores que você é fã declarada de Frida Khalo. Como a arte/pintura te inspira na música?
Ana Canas – A imagem dela tem algo do invisível capturado. Assim como o cinema do Pasolini ou as palavras de Ana Cristina César. É uma dor que cura, é um Deus que dança ou um olho que alma.

canas 3Fã Clube Nando Reis – Nas suas redes sociais observamos que você tem fascínio por gatos. Quantos você tem? O que te encanta nesses companheiros? Entre eles há algum mais especial, assim como Billie Holliday tinha como grande amigo seu cão ‘Mr’?
Ana Canas – Eles são meus companheiros, meus amigos, meus filhos. São animais misteriosos, belos e enigmáticos. Acolhi os três, pois viviam nas ruas anteriormente. Eles me emocionam com sua inteligência, humor e carinhos.

Fã Clube Nando Reis – Sua apresentação das músicas ‘Metamorfose Ambulante’ e ‘Medo da Chuva’ na gravação do DVD ‘Baú Do Raul’ (outubro/2014) foi bem elogiada pela crítica. Como foi a escolha destas canções? Há alguma influência de Raul Seixas em sua carreira?
Ana Canas – Adoro Raul. Admiro sua sinceridade e sua escrita. Sua relevância e popularidade são admiráveis. “Medo da Chuva” foi sugerida pela própria família. “Metamorfose Ambulante” é uma canção presente no meu repertório, e sugeri a eles que gravássemos também.
“Ouro de Tolo” é obra-prima.

Fã Clube Nando Reis – No disco ‘Amor e Caos’ existe uma composição sua chamada ‘Para Todas as Coisas’ em homenagem a música ‘Diariamente’ de Nando Reis e Marisa Monte que, inclusive, é citada na canção. Como surgiu a ideia de escreve-la?
Ana Canas – Ela surgiu exatamente para homenagear essa canção, tão significativa no meu imaginário. Essa parceria deles é uma preciosidade.

Fã Clube Nando Reis – Ainda sobre suas composições, achamos interessantíssimo você ter escrito uma música em francês (L’Amour’) sem ter um estudo da língua. Adoramos esta canção! Como ela foi feita?
Ana Canas – Ela foi feita com o auxílio do Google Translate, numa noite chuvosa e solitária.

Fã Clube Nando Reis – O que mudou mais significativamente na performance da Cañas de 2007 para a Cañas de hoje? Se sente mais confiante?
Ana Canas – Tudo mudou. Mas existe algo que permanece ali o tempo todo. Acaba, mas não finda.

ananeyFã Clube Nando Reis – Seu show está altamente teatral. Isso veio com a influência da parceria/amizade com o Ney Matogrosso?
Ana Canas – Sim e não. Sempre gostei de cargas dramáticas na expressão humana. Mas o Ney me ajudou a direcionar melhor e usá-la com parcimônia. Ele faz isso como ninguém.

Fã Clube Nando Reis – Com o advento das eleições… O que você espera do futuro, como cidadã e artista brasileira?
Ana Canas – Sou desesperançosa de toda a situação. Precisávamos de mudanças radicais em relação à cultura e edução, que para mim, são a base e o futuro de qualquer nação.

6th outubro, 2014

4 Commentários

4 Comentários

  1. Vanessa Fernandes escreveu:

    Já tive o prazer de ir no show da Ana Canas em SP no parque da juventude, muito bom!

    Sucesso!!!!

  2. Thiago escreveu:

    ana eu te amuuu desde o Amor e caos, sua música vai alcançar muitas e muitas mais pessoas

  3. Marcelle Moura escreveu:

    gosto muito deles! o novo disco vai ser sucesso! *-*

  4. Naína Monsores escreveu:

    Que lindo! Nao sabia que a Ana gostava de gatos….
    Uma cantora maravilhosa <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *