Sei
01 Aug 2013 | Sei

Entrevistas

Entrevista: Renata Ferrari, fonoaudióloga

Entrevista: Renata Ferrari, fonoaudióloga

Renata Ferrari é preparadora vocal de Nando desde 2012, quando começaram os ensaios para a gravação do CD/DVD ‘Bailão do Ruivão’. De lá pra cá, ela trabalhou em diversos trabalhos do ruivo e também esteve em estúdio com o ‘2 Reis’, banda de Theodoro Reis e Sebastião Reis, chegando a fazer uma participação especial no clap-session da canção ‘A Sombra do Futuro’!

Além de Nando e ‘2 Reis’, Renata é conhecida por trabalhar com os cantores Luisa Possi e Chico Buarque, o ator Francisco Cuoco, entre outros artistas. Ela também ministra palestras e dá aulas no Teatro Tuca (Teatro da PUC) há 15 anos.

Curiosos sobre o trabalho de Renata, pedimos uma entrevista a ela que, super gentil, aceitou! Hoje, dia 08 de novembro, é o seu aniversário e nós é que ganhamos esta entrevista-presente… Feliz aniversário e MUITO obrigado, Renata! Cê é show!

Confira abaixo a entrevista!

………………………………

Fã clube – Olá, Renata! Muito obrigado por ter topado fazer essa entrevista com a gente!
Renata Ferrari – Obrigada vocês!!! Estou amando responder… Me trouxe algumas reflexões, rs.

Fã clube – Você é preparadora vocal do Nando e de seus filhos, Seba e Theo. Como funciona o seu trabalho?
Renata Ferrari – Acho difícil responder essa pergunta! rs Vou tentar explicar!!! rs Funciona como uma engrenagem, a passagem do som não pode estar bloqueada… A voz “brota” de vários lugares. As pessoas acham que só o “corpo físico” ( órgão ) pode bloquear a passagem do som, mas não é verdade. É uma relação sistêmica. Na verdade uma longa história… Traduzindo: Cada um vai trilhar um caminho em direção a sua voz. Só depende do paciente Eu só direciono a percepção, depois ofereço algumas ferramentas e a pessoa pode “surfar” a onda da sua voz… Posso dizer que não é fácil ser trabalhado. Tem que querer. Tem que treinar… E sair da zona de conforto.

Fã clube – Quando foi que você decidiu seguir a carreira de fonoaudióloga?
Renata Ferrari – Não sei se tem um momento exato… Com 14 anos eu trabalhava como auxiliar de professora na escola que eu cursava a 8ª série (Polis) e tinha um aluno que não falava, eu criava várias estratégias para me comunicar com ele, rs. No colegial acabei entrando na palestra “errada”… Estava procurando arquitetura! Entrei na Fono. Perdi minha melhor amiga e neste mesmo ano (1992) passei o ano seguinte surfando e estudando pro vestibular. Entrei na PUC e me apaixonei… A profissão é linda!

Fã clube – Qual a importância do trabalho fonoaudiológico para o cantor?
Renata Ferrari – É fundamental! Se ele conhece o funcionamento da própria voz ele sabe onde quer chegar…

Fã clube – Como surgiu a oportunidade de realizar a preparação vocal de Nando?
Renata Ferrari – Foi uma indicação de um colega cardiologista. Dr Alexandre Segre.

Fã clube – Além dos 3 Reis, quais artistas você já trabalhou?
Renata Ferrari – Muitos… De todas as áreas artísticas…

Fã clube – Para você qual a importância da técnica vocal? E do corpo no estudo do cantor?
Renata Ferrari – A técnica está dentro das ferramentas. O corpo é o instrumento… Por ele caminha a onda sonora!

Fã clube – Lemos que você desenvolveu o conceito de “Movimento Vocal” por meio da ampliação do repertório vocal, corporal e intelectual. Como você elabora esta técnica com o artista?
Renata Ferrari – Elaboro por meio da prática. São encontros de descobertas, desbloqueio e muitas risadas.

Fã clube – Muitos preparadores vocais também seguem uma carreira de cantor. Em algum momento pensou em ser uma cantora profissional?
Renata Ferrari – Nuncaaaaaaa, rsrs. Amo surfar e dançar. Canto com todos eles durante as sessões… Já está ótimo, kkkkkk.

Fã clube – Você disse que gosta de acompanhar o processo de criação da construção, tanto em teatro quanto em discos. Qual a maior diferença no seu trabalho nestas duas artes?
Renata Ferrari – A obra, rsrs! No disco temos a letra, a melodia, as manobras vocais na música. No teatro temos o texto, a intenção, a entonação e a construção da voz do personagem ( amoooooooooo).

Fã clube – Nando é um cara inteligente e entende muito de música e produção musical. O que mais te encantou ao vê-lo atuando em estúdio?
Renata Ferrari – Foi a evolução da voz no estúdio… Estamos juntos há muitos anos e em cada disco as questões vocais passaram a ser evoluções vocais… Acho isso lindo!

Fã clube – A voz é um corpo invisível e necessita de cuidados. Quais os hábitos que são saudáveis a voz? E quais são prejudiciais?
Renata Ferrari – Saudáveis para a voz… Dar muitas risadas, amar e buscar sempre o melhor para você. O que prejudica é guardar raiva, tristeza, rancor! Desejar coisas não boas para você e para os outros…

Fã clube – Quais são seus planos para 2019?
Renata Ferrari – Surfar mais e atender cada vez melhor os meus pacientes! Estudar sempre e trabalhar!

Fã clube – Pra encerrar uma pergunta difícil… rs… Qual sua música preferida do Nando?
Renata Ferrari – Difícil mesmooooo. Depende do momento e a da companhia… kkkkkkkk

8th novembro, 2018

Sem comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *