Sei
01 Aug 2013 | Sei

Fã Clube Nando Reis

20 anos de ’12 de Janeiro’!

20 anos de ’12 de Janeiro’!

O primeiro disco solo de Nando Reis, intitulado ’12 de Janeiro’, completou 20 anos de lançamento no início deste ano e, para festejar a data, preparamos uma publicação especial com diversas curiosidades e informações a respeito desta obra… Confira a seguir!

Lançado em 1995, o álbum foi gravado no ano anterior (1994) quando o grupo em que Nando participava na época (‘Titãs’) decidiu tirar férias para que cada integrante desenvolvesse seu próprio trabalho. Foi quando o cantor, MUITO bem acompanhado pelos músicos Dadi (baixo), Luiz Brasil (violões), Marcos Suzano (percurssão) e Cesinha (bateria), elaborou um disco que marcasse uma posição em relação ao seu gosto musical: nasce ’12 de Janeiro’, título este em referência a data de aniversário do músico.

Ouvindo o CD na íntegra percebe-se a quantidade de influências da música brasileira que há nele. A começar pela alegre ‘Bom Dia’, faixa que abre o disco, convidando todos a adentrar no universo musical de Nando, que não se limitava apenas a abordagem feita pelos ‘Titãs’. Isso se evidenciou no grande hit ‘Me Diga’ (folk-rock do bom), na ‘A Menina e o Passarinho’ (linda canção com influências da música caipira), nos sambas ‘Para Querer’ e ‘A Urca’ (feita em homenagem a Marisa Monte) e na ranhura baiana de ‘Do Itaim Para o Candeal’. Outros destaques são as músicas ‘E.C.T’ e ‘Fiz o que Pude’ que, posteriormente, se tornariam conhecidas pela voz de Cássia Eller.

Vale lembrar que a canção ‘Meu Aniversário’ estava previamente escalada para entrar no álbum “Titanomaquia”, dos Titãs, mas acabou ficando de fora e Nando a incluiu neste trabalho. Anos mais tarde, esta música foi inserida no CD E-collection dos Titãs em uma versão mais pesada (OUÇA AQUI).

Algumas pessoas não sabem, mas este CD/k7 ainda contou com a participação especial de Paula Toller (vocal), Hebert Vianna (guitarra) e Carlinhos Brown (vocal). Também há parcerias nas composições como em ‘A Fila’ com Marcelo Frommer – ‘E.C.T’ e ‘Para Querer’ com Marisa Monte!

Durante entrevista em uma rádio, onde os fãs poderiam participar enviando perguntas, nós da equipe do fã clube perguntamos ao Nando se ele planejava lançar uma ‘edição comemorativa’ deste disco e ele respondeu que sim e falou ainda que pretende relançar seus três primeiros discos solo junto a um CD demo do ’12 de Janeiro. Como grandes fãs, torcemos demais para que este projeto ganhe forma!

* A primeira versão deste trabalho foi lançada em CD (este vermelho da foto acima) e fita k7 em 1995. Posteriormente, foi lançado uma versão remasterizada do CD no ano 2000 (este preto da foto acima) que contém pouquíssimas diferenças como, por exemplo, na duração das faixas (tem músicas com 3 segundos a mais na primeira versão, além da qualidade um pouco melhor do audio na versão remaster).

TRACKLIST ’12 DE JANEIRO’:

1- Bom Dia (OUÇA AQUI)
2- Meu Aniversário (OUÇA AQUI)
3-Me Diga (OUÇA AQUI)
4-Do Itaim para o Candeal (OUÇA AQUI)
5-Foi Embora (OUÇA AQUI)
6- O Seu Lado de Cá (OUÇA AQUI)
7- Fiz o Que Pude (OUÇA AQUI)
8- A Fila (OUÇA AQUI)
9- E.C.T. (OUÇA AQUI)
10- Para Querer (OUÇA AQUI)
11- A Urca (OUÇA AQUI)
12- A Menina e o Passarinho (OUÇA AQUI)

7th maio, 2015

2 Commentários

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *