Fã Clube entrevista Ana Cañas!

canasA cantora paulistana Ana Cañas está comemorando seus 10 anos de carreira em grande estilo pois, além de ter gravado seu primeiro CD/DVD (‘Coração Inevitável’) no ano passado, está com um novo projeto previsto para 2015 onde o cantor Nando Reis irá produzir o seu disco!

Talvez algumas pessoas não saibam mas a dupla ‘Nando&Ana’ já faz parcerias a 5 anos onde, até o momento, selaram esta união através de três músicas (‘Pra Você Guardei o Amor’, ‘Luz Antiga’ e ‘Você Bordado’).

A primeira parceria surgiu em 2009 quando Nando Reis, encantado com a voz potente de Ana, convidou-a para gravar a marcante ‘Pra Você Guardei o Amor’ que foi o grande hit do disco ‘Drês’ do ruivo. Em seguida, no ano de 2010, veio ‘Luz Antiga’ que, segundo relato de Ana, ela ligou para Nando Reis numa madrugada e falou que queria gravar uma música dele e assim veio a bela ‘Luz Antiga’… Já a animada ‘Você Bordado’ aconteceu em 2013, as vesperas da gravação do DVD de Ana Cañas, quando a cantora em uma semana escreveu a letra da canção em cima da melodia que Nando tinha passado para ela!

Sobre o projeto ‘Nando&Ana’ previsto para 2015, podemos adiantar que não será um disco só de músicas de Nando e, apesar de não ter sido divulgado nada a respeito, acreditamos que haverá algum dueto entre eles. Nos resta aguardar ansiosamente, vem coisa boa por aí…

Para efeito de curiosidade, vale dizer que o último artista que Nando Reis produziu foi a banda ‘Squadra’ em 2002. Antes, Nando Reis já produziu um disco de Jorge Ben Jor (1989), Vange Leonel (1991), Nomad (1994), Maskavo (1995) e dois CD’s de Cássia Eller (1999 e 2001).

Tentando trazer mais informações deste encontro de ‘poesia e música’, o fã clube Oficial Nando Reis fez uma entrevista com Ana Cañas que, carinhosamente, aceitou nosso convite. Confira abaixo!

canas 2Fã Clube Nando Reis – Há muito tempo você vinha manifestando vontade de gravar um disco com a produção de Nando Reis. Era uma questão de agenda dele ou de um momento certo para este lançamento?
Ana Canas – Acho que a vida nos trouxe esse momento. Um momento de proximidade poética, vontades e quereres.

Fã Clube Nando Reis – Poderia nos contar um pouco de como será este projeto? Ele já se encontra em estúdio? Qual a previsão de estar nas lojas?
Ana Canas – Tudo ainda é incipiente. Mas a certeza do encontro nos é alvissareira.

Fã Clube Nando Reis – Até o momento são seis anos de parceria com Nando Reis e 3 músicas que selam esta união (‘Você Bordado’, ‘Pra Você Guardei o Amor’ e ‘Luz Antiga’). Dentre elas, você guarda alguma canção preferida?
Ana Canas – Gosto muito de todas, pois cada uma delas guarda um momento do nosso encontro. Mas “Pra Você Guardei O Amor” foi o início de tudo. É um canção ímpar. Complexa e acessível. Nando faz isso muito bem. É um alquimista.

Fã Clube Nando Reis – Em seus shows, você afirma que ‘Você Bordado’ foi sua primeira música escrita em parceria com Nando. Como foi este processo de composição?
Ana Canas – Foi uma canção feita especialmente para a ocasião da gravação do DVD “Coração Inevitável”. Ele me mostrou a melodia, eu adorei e fiz a letra na mesma semana.

Fã Clube Nando Reis – No seu site há um espaço onde você escreve poesias. Há alguma pretensão futura de lança-las através de um livro?
Ana Canas – Não há pretensão de nada além. O tempo dirá se elas valem algo.

Fã Clube Nando Reis – Você já dividiu o palco com grandes artistas de nossa música como Nando Reis, Arnaldo Antunes, Maria Gadu, Ana Carolina, Chico Buarque, Titãs, entre outros. Existe algum artista brasileiro que você tem o desejo de fazer um dueto e ainda não realizou?
Ana Canas – Sou aberta aos encontros, pois aprendo muito com eles. O outro nos diz quem somos.

Fã Clube Nando Reis – A gente leu em entrevistas anteriores que você é fã declarada de Frida Khalo. Como a arte/pintura te inspira na música?
Ana Canas – A imagem dela tem algo do invisível capturado. Assim como o cinema do Pasolini ou as palavras de Ana Cristina César. É uma dor que cura, é um Deus que dança ou um olho que alma.

canas 3Fã Clube Nando Reis – Nas suas redes sociais observamos que você tem fascínio por gatos. Quantos você tem? O que te encanta nesses companheiros? Entre eles há algum mais especial, assim como Billie Holliday tinha como grande amigo seu cão ‘Mr’?
Ana Canas – Eles são meus companheiros, meus amigos, meus filhos. São animais misteriosos, belos e enigmáticos. Acolhi os três, pois viviam nas ruas anteriormente. Eles me emocionam com sua inteligência, humor e carinhos.

Fã Clube Nando Reis – Sua apresentação das músicas ‘Metamorfose Ambulante’ e ‘Medo da Chuva’ na gravação do DVD ‘Baú Do Raul’ (outubro/2014) foi bem elogiada pela crítica. Como foi a escolha destas canções? Há alguma influência de Raul Seixas em sua carreira?
Ana Canas – Adoro Raul. Admiro sua sinceridade e sua escrita. Sua relevância e popularidade são admiráveis. “Medo da Chuva” foi sugerida pela própria família. “Metamorfose Ambulante” é uma canção presente no meu repertório, e sugeri a eles que gravássemos também.
“Ouro de Tolo” é obra-prima.

Fã Clube Nando Reis – No disco ‘Amor e Caos’ existe uma composição sua chamada ‘Para Todas as Coisas’ em homenagem a música ‘Diariamente’ de Nando Reis e Marisa Monte que, inclusive, é citada na canção. Como surgiu a ideia de escreve-la?
Ana Canas – Ela surgiu exatamente para homenagear essa canção, tão significativa no meu imaginário. Essa parceria deles é uma preciosidade.

Fã Clube Nando Reis – Ainda sobre suas composições, achamos interessantíssimo você ter escrito uma música em francês (L’Amour’) sem ter um estudo da língua. Adoramos esta canção! Como ela foi feita?
Ana Canas – Ela foi feita com o auxílio do Google Translate, numa noite chuvosa e solitária.

Fã Clube Nando Reis – O que mudou mais significativamente na performance da Cañas de 2007 para a Cañas de hoje? Se sente mais confiante?
Ana Canas – Tudo mudou. Mas existe algo que permanece ali o tempo todo. Acaba, mas não finda.

ananeyFã Clube Nando Reis – Seu show está altamente teatral. Isso veio com a influência da parceria/amizade com o Ney Matogrosso?
Ana Canas – Sim e não. Sempre gostei de cargas dramáticas na expressão humana. Mas o Ney me ajudou a direcionar melhor e usá-la com parcimônia. Ele faz isso como ninguém.

Fã Clube Nando Reis – Com o advento das eleições… O que você espera do futuro, como cidadã e artista brasileira?
Ana Canas – Sou desesperançosa de toda a situação. Precisávamos de mudanças radicais em relação à cultura e edução, que para mim, são a base e o futuro de qualquer nação.

4 comentários em “Fã Clube entrevista Ana Cañas!”

  1. Já tive o prazer de ir no show da Ana Canas em SP no parque da juventude, muito bom!

    Sucesso!!!!

Deixe um comentário

%d