Semana passada o Fã Clube Oficial Nando Reis teve o privilégio de fazer uma entrevista exclusiva com o nosso querido ídolo Nando Reis.
Na entrevista, o cantor nos contou sobre seus mais recentes projetos como o lançamento do CD/DVD “Sei” que foi gravado no mês de setembro em BH e tem lançamento previsto para dezembro deste ano, além de revelar algumas curiosidades como a origem do nome “Os Infernais”, os momentos mais marcantes de sua carreira e o significado de Zaferanorice, nick de seu instagram.
Está curioso? Confira, abaixo, esta leitura imperdível para você que também é um grande fã da “música laranja”!
* Agradecemos ao Nando Reis pelo carinho e atenção ao conceder esta entrevista ao fã clube.
Fã Clube Nando Reis – Atualmente a rede social mais acessada por você é o instagram. Qual é o significado de ZAFERANORICE?
Nando Reis – Zaferano Rice é meu peseudônimo; pela semelhança fonética/cromática com José Fernando Reis/ Zé Fernando Reis/ Zaferano Rice. Zaferano é açafrão, Rice é arroz. Risoto de Açafrão, que de certa maneira tem a cor dos meus cabelos.
Fã Clube Nando Reis – No início deste ano foi postado em seu instagram um set list bem “lado b” que continha músicas como “Nos seus olhos”, “Infernal”, “Hoje Mesmo”, “Baby, eu queria”, “Com Você o Meu Mundo Ficaria Completo” e “O Meu Posto” (VER AQUI). Há algum projeto futuro de fazer shows com estas canções, tão queridas por nós?
Nando Reis – Não há nenhum projeto em vista, embora eu sempre tenha desejo de colocar mais músicas como essas no repertório dos shows. Mas isso eu consigo fazer nos shows de voz e violão. Um dia ainda vou gravar um disco nesse formato e certamente tocarei grande parte desses “lados B’s “.
Fã Clube Nando Reis – No começo da experiência “Sei” você disponibilizou para os fãs que compraram o CD no site as músicas no formato voz e violão (DEMO). Dentre as canções observamos que havia uma que não estava presente no disco físico “Você Não É o Meu Céu Azul”. Porquê ela não entrou?
Nando Reis – Embora goste muito da música, não acho que ela estava pronta. E ela também se parecia muito com uma música do Bob Dylan. Esses “plágios” inconscientes que a gente faz sem perceber…
Fã Clube Nando Reis – Você já afirmou em entrevistas não ter religião mas em seus shows usa guias no suporte do microfone. Qual é o significado delas para você?
Nando Reis – De fato não tenho religião, mas o palco tem algo de sagrado, é um santuário. As “guias” são presentes que ganhei. Há 7 colares dos índios pataxós, um colar dos Filhos de Gandhi que ganhei de meu amigo Márcio Mello… Acho bonito, é ali ao pé desse “altar”que rezo minha “missa” pagã.
Fã Clube Nando Reis – Em entrevista ao Fã Clube Nando Reis sua esposa Vânia Reis comentou que a príncipio, o nome escolhido por você para sua filha ruiva Zoe seria Emília. A escolha foi uma homenagem a boneca Emília do Sítio do Pica-pau Amarelo? A obra de Monteiro Lobato fez parte da sua infância?
Nando Reis – De certa maneira sim. O nome Emília lembra milho cujos grãos podem ser da cor alaranjada do cabelo dos ruivos, e a boneca foi casada com o Visconde de Sabugosa (ou seria o Marquês de Rabicó?). Li as obras completas (infantis) de Monteiro Lobato. Numa Festa Junina de minha escola fui fantasiado de Doutor Caramujo…
Fã Clube Nando Reis – Sol, Lua e o tempo são pontos recorrentes em suas músicas. Você já fez algum estudo sobre a Astronomia ou sente curiosidade sobre o tema?
Nando Reis – Nunca estudei Astronomia mas tenho fascínio pelos corpos celestes. Desde pequeno. Talvez isso tenha a ver com “Tintim e a Estrela Misteriosa”.
Fã Clube Nando Reis – Torcedor fanático do SPFC. Você trocaria seu passado de compositor por um de jogador de seu time de coração?
Nando Reis – De maneira alguma. Adoro estar do lado de cá das arquibancadas. Imagino que a emoção de fazer um gol num estádio lotado em final de campeonato deva ser uma maravilha. Mas comemorar um gol desses também é maravilhoso. Mas a emoção de subir ao palco e ver uma multidão cantando uma música minha… Não trocaria isso por nada!
Fã Clube Nando Reis – Seu show no “Rock In Rio” foi muito elogiado pelos fãs e critica chegando a ser considerado um dos grandes coros do festival. Você esperava por esta repercussão? Passou aquele sentimento de missão cumprida?
Nando Reis – Acho que “missão cumprida” expressa bem a minha satisfação. Foi um trabalho delicioso (embora estafante) preparar esse show exclusivo, pois ele foi único e contou com várias novidades. Além da participação do Samuel cantando músicas minhas, o trio de metais que veio de Seattle e o percusionista Léo Leobons completaram o time. Ensaiamos 5 dias exaustivamente para essa apresentação. E fizemos um show na véspera, em Belo Horizonte, que foi o nosso “jogo-treino”. Fiquei tão satisfeito nos ensaios, que preparamos em cima da hora a gravação de áudio e imagens desse noite (que foi espetacular!) e vamos lançar esse DVD (com um Cd “ao vivo” gravado em estúdio com o mesmo time) agora no final do ano.
Fã Clube Nando Reis – Qual foi o momento mais marcante de sua carreira?
Nando Reis – Difícil responder essa… Foram muitos! Quando ganhei o Festival Secundarista apresentando “Pomar” com os Camarões, em 79… A primeira vez que ouvimos Sonífera Ilha no rádio em 84. A gravação de “Jesus Não Tem Dentes No País Dos Banguelas”. Marisa gravando “Diariamente”. Produzir o disco da Cássia (“Com você o meu mundo ficaria completo”). Sair dos Titãs para cuidar da minha carreira solo…
Fã Clube Nando Reis – Na maioria das vezes em que você tira férias, viaja para o exterior. Isso te permite respirar?
Nando Reis – Exatamente: respirar! Ficar perto da Vânia e longe do “Nando Reis”…
Fã Clube Nando Reis – Nestas suas viagens, teria algo que você traria do exterior para o Brasil?
Nando Reis – Viajar pra fora é sempre um momento para olhar para o mundo, sair da rotina de trabalho que, basicamente, é viajar aqui pelo Brasil. O que eu trago para o Brasil trago dentro da minha cabeça.
Fã Clube Nando Reis – O mês de junho deste ano foi marcado por diversas manifestações populares requerendo melhorias no transporte público, saúde, educação e a não-corrupção. O que você acha destes movimentos? Mesmo viajando na época, você chegou a acompanhar o que estava acontecendo no Brasil?
Nando Reis – Achei importante que se quebrasse essa impressão de que aqui no Brasil a apatia reina, que todo mundo engole tudo. Sim, acompanhei pela internet.
Fã Clube Nando Reis – Como surgiu o nome “Os Infernais? Você lembra se chegou a ser cogitado outro nome para a banda?
Nando Reis – “Os Infernais” sempre me parece o nome certo para essa banda. Gosto de bandas, sou um músico de bandas, e agora no papel que eu adoro de band-leader, he he he…. O nome veio da música “Infernal” gravada pela Cássia e por nós no disco “Infernal”. E é totalmente adequado para a nossa sonoridade!
Fã Clube Nando Reis – Nando, existe planos de fazer um registro oficial do show “Sei” (DVD)?
Nando Reis – Então… gravamos o show de Belo Horizonte (dia 8 de Outubro) e vamos lançar em CD e DVD.
Fã Clube Nando Reis – A letra da música “Como Somos”, nova parceria entre você e Samuel Rosa, foi postada em seu instagram (VER AQUI). Podemos observar que ela fala sobre a passagem do ser humano na Terra. Seria uma maneira de encarar o futuro?
Nando Reis – Essa música… Essa letra…. Gosto muito dela! O tempo, a passagem do tempo, as mudanças que ocorrem dentro da gente, as pessoas que morrem, as que nascem… Tudo isso me intriga, me comove.
Fã Clube Nando Reis – Neste novo trabalho do “Skank” haverá uma participação maior sua? Pelo que eu me lembre você nunca cantou no CD deles…
Nando Reis – Escrevi muitas letras. Até agora fiz 9. Mas sou apenas o parceiro do Samuel. O que o Skank vai fazer só eles podem responder.
Eu lembro desse nick no Instagram. Achava esquisito, rsrs. Mas foi bom saber o significado. Melhor ainda que ele mudou de Nick, haha! Nando Reis é bem melhor. ?
Você é simplismente único * um fofo que eu amo muito *
Nossa amei a entrevista,instagram:Larissa Chock segue la *,* Obg ?.?
Amo o Nando a voz e as letras dele me acalmam.
Uma pessoa muito talentosa.
Quero um dia ter a oportunidade conhece-lo pessoalmente.
Nos shows é nítido o respeito que ele tem pelos fãs.
s2
parabéns pelo seu legado . sua obra e pela sensibilidade,ninguém me emociona tanto igual a vc,nem me faz companhia com sua musica por falar de amor como ninguém , amo sua obra e por isso te desejo toda felicidade do mundo
TE amo ruivinho
Adoro nando cantei orrores no morro de sao paulo
Entrevista maravilhosa!
Anciosa para o show do dia 09/11/2013 aqui no Rio!Me faz bem.
Um show no Pará!? Quando?
Faltou uma pergunta: “Alguma previsão de turne pelo mundo a fora?”
A voz, as palavras falam por nos. Amo esse cara que fala meus sentimentos em belas canções. Sonho em um dia poder conhecer pessoalmente.
Agora que tive tempo de parar para ler essa entrevista, e adorei a notícia sobre o lançamento do DVD, pois estava torcendo e aguardando ansiosa p/ que saísse logo. Tomara que seja antes do Natal,pq quero dar de presente para os meus amigos…rsrs
Excelente entrevista e como sempre o meu poeta mandou muito bem.
O ruivo mais querido do Brasil!!! Como não ser? Sempre tão coerente em suas “incoerências”… Ah, Nando, você sempre será o meu grande ídolo da música!!! 🙂
ótima matéria, acho lindo este carinho nítido dele com a Cássia Eller, aliás, é o que me faz gostar dele cada dia mais!
Nando Reis, você é meu pedacinho de Cássia Eller aqui na terra!!
Estou contando as horas pra esse DVD sair. E pensar que eu estava nesse show, cantando e sentindo muita emoção!!! Feliz demais.
Ótima entrevista, o cuidado nas respostas mostra bem o zelo do cantor com a carreira, público e família.
Ótima matéria,não vejo a hora de sai o cd ao vivo,valeu pessoal valeu nando.