Os Instrumentos de Nando Reis

instrumentos nandoO site “Música É Tudo” fez uma entrevista exclusiva com o Nando Reis sobre seus instrumentos e descobriu que ele foi o primeiro baterista dos Titãs, se tornando baixista da banda por acaso! Confira essa e outras histórias:

Qual foi o primeiro instrumento musical que você teve?
Foi um violão. Quando era criança, eu ganhei da minha vó um Gianinni maravilhoso, que infelizmente o meu filho quebrou muitos anos depois. Ele era um violão pequeninho, com o braço adequado para a mão de uma criança, e foi nele que eu aprendi a tocar violão.

Quanto tempo você tocou só com esse Gianinni?
Muitos anos! Eu tinha esse violão pequeno, mas tinha também o da minha mãe, que está comigo até hoje, outro Gianinni de cordas de nylon. Quando eu comecei a fazer aulas de violão, eu tocava nesse da minha mãe porque eu já era adolescente e já tinha uma mão maior. Mas aquele pequeno era o violão de levar nas viagens, sabe? De levar pra Ubatuba, etc… Aí botei cordas de aço nele e fiquei com os dois, um bem diferente do outro.

Tem algum pedal que você goste de usar hoje?
Não, não uso pedal não. Uma vez usei um chorus, mas não uso mais. O som do meu violão atual é muito característico. É um Martin, e eu adoro o som dele. Adoro. E ele tá bem “lanhadão” já.

Tu te considera mais violonista ou baixista?
Violonista. Baixo eu toquei por acaso. Uma coisa que pouca gente sabe é que eu tive bateria e fui o primeiro baterista dos Titãs. Mas eu era ruim e não ia dar certo. Eu fazia faculdade de Matemática quando a gente começou e o Paulo [Miklos] e o [Sérgio] Britto tocavam baixo mas não curtiam muito, eles preferiam tocar teclado. Aí, quando eu saí da faculdade, acabei pegando o contrabaixo da banda. Mas o que eu toco mais é violão, componho tudo no violão. Até gosto de tocar baixo, acho divertido, mas meu instrumento é o violão. Sou violonista.

O que você acha que um músico deve evitar a todo custo quando está no palco?
Evitar ser outra pessoa que não é ele.

16 comentários em “Os Instrumentos de Nando Reis”

  1. Bom dia camaradas , sou fã dele e gostaria de um resumo do violão de nado , modelo e cordas eu sei q é 11 é a q mais gosto 12 fica muito duro e épra batidas q não é o caso dele ele é mais técnico

  2. Boa tarde a todos……os violões da foto são…..o claro me parece ser um Collings…..xom captação Lr baggs M1a…..esse violao eh muito usado nos states….por grandes cantores folk e líderes de louvor musicas gospel….o outro violao como já foi dito acima é um Martin model 00015…sólido em mogno( mahoganhy)… Captação tbm Lr baggs idem……as cordas desses violões costumam ser light 0.12…pelo modelo Auditorium dos 2…a não ser que ele tenha ajustado o rastilho pra usar cordas mais leves…..o que eu não acredito que tenha feito, pois ele é purista com som do violão…..cordas mais leves perde se muito em timbre nesses violoes.

  3. Por favor pessoal do fã clube atualize a matéria, pois atualmente, além de um pick up LR Baggs e o monstruoso violão Martin, ele tambem tem utilizado alguns pedais. Tenho acompanhado alguns programas de TV que ele tem se apresentado e notei, mas como de costume as câmeras nunca aproxima. A única coisa que posso afirmar através do formato é que ele usa pedais da BOSS…..
    Por favoooooorrrrr ajudem este humilde apreciador de uma boa música !!!!!

  4. Que matéria espetacular!
    Há muito tempo venho querendo saber qual o violão e a captação que o Nando usa.Eu já fiz vários shows em homenagem ao Nando Reis em minha cidade e sempre quis tirar um som parecido com o do violão dele. Atualmente ele tá com outro Martin, mas adoro o antigo dele, o que tá “arranhadão”. Acho ele lindo e som muito, muito bom!

    Se puder responder, obrigado!
    Abraço e Feliz Ano Novo!
    Dá-lhe Nando Reis!!!

  5. Olá,

    que texto excelente!

    Eu sei o quanto é complicado é ter um blog!

    Tenho feito posts sobre Gmail no blog Revista Ícone

    Beijos!

  6. Hernani, pesquisei os captadores da Sound e não encontrei o modelo Crystal nem nada parecido. Será que não são LR Baggs não? São idênticos aos da foto.

  7. Acredito que os captadores branquinhos nos Martin são da marca LR Baggs. E acredito que as cordas são 0.10 ou 0.11… Também gostaria muito de saber se o Nando Reis tem uma marca predileta de encordoamento…

  8. Olá galera! sou Hernani roadie do Nando à 5 anos, sobre a captação que ele usa é simples,
    o captador do Martin é Crystal da Sound. Agradecemos a todos os fãs! Obç!

  9. Comprei um violao e fiz dele replica do Martin 00015 do Nando!! Só comprei por causa dele kkk

  10. Pois é, eu também quero saber quais cordas e captação o Nando usa.
    Enquanto ainda não tenho R$15.000,00 pra comprar um Martin, tentarei equiparar o som através de um Takamine mesmo rsrsrs…!!!

  11. muito bom,,mas eu gostaria de saber mais sobre a captação do violão dele e tambem do calibre e marca das cordas,curto muito o som dele e queria tirar um som parecido,, se possivel responda-me por favor,grato!!salve nando

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: