Sei
01 Aug 2013 | Sei

Fã Clube Nando Reis

O INICIO DA CARREIRA DE NANDO REIS

O INICIO DA CARREIRA DE NANDO REIS

carreiraNando Reis nasceu em São Paulo e, desde criança, aprendeu violão junto com sua irmã mais velha. Também aprendeu a tocar baixo e, logo depois, viria a ter aulas de violão clássico e popular e logo viu que a música iria começar a fazer parte de sua vida, chegando, inclusive, a compor.

No Colégio Santa Cruz, chegou a formar sua primeira banda chamada Os Camarões para participar do Festival Secundarista de Música, onde venceu com a música “Pomar”, de sua autoria com Paulo Monteiro. No festival conheceu Paulo Miklos e Arnaldo Antunes.

Após o II Festival da Vila Madalena com a classificação de “Cheiro de Beterraba”, composição de Vange Leonel que passou a fazer parte da banda Os Camarões, Nando Reis chegou a cursar Matemática pela Universidade Federal de São Carlos, mas não prosseguiu. Resolveu dedicar-se à música e passou a participar de ensaios com seus novos amigos Paulo e Arnaldo que, junto com demais integrantes, em breve iriam formar os Titãs.

A estréia de Nando nos Titãs do Iê-Iê, pasmem, foi como baterista. Em 1981, no evento “A Idade da Pedra Jovem”, que serviu de semente para a criação do grupo, ele fez sua única e desastrosa apresentação na bateria tocando em latas e caixotes, por absoluta falta de instrumento. Em 82, quando os Titãs se reuniram para valer e convocaram André Jung para o posto, Nando passou a ser um dos vocalistas, assumindo o baixo quando Paulo Miklos cantava.

A primeira vez que se reuniram foi para gravar uma fita em que cada um escolhia uma musa e a homenageava com uma música: a “Fita das Musas”. Logo veio um show no Sesc Pompéia, na capital de São Paulo em 1982. Com uma formação de 8 integrantes – Nando Reis, Paulo Miklos, Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer, Tony Bellotto, Sérgio Brito e André Jung – os Titãs passaram a mandar fitas para várias gravadoras até conseguir contrato com a Warner Music e lançar o primeiro disco Titãs em 1984, com Nando Reis tocando baixo em algumas faixas e emplacando o primeiro hit nas rádios com “Sonífera Ilha”. Nando também atuou como cantor em duas versões: “Marvin” e “Querem Meu Sangue”.

No ano seguinte, o baterista André Jung sai dos Titãs para entrar no Ira! e, em seu lugar, entrou Charles Gavin. Já Nando Reis é convidado pra participar do grupo Sossega Leão que chega a lançar um LP no mesmo ano, mas que não durou muito tempo.

Ouça abaixo o registro oficial MAIS ANTIGO de Nando Reis em um disco de vinil que foi lançado no ano de 1980. Este registro faz parte do raríssimo “LP Festival da Feira da Vila Madalena” e Nando Reis participa cantando com sua prima Vange Leonel e a banda “Os Camarões”!

O Cheiro da Beterrata [audio:http://fcnandoreis.com.br/wp-content/uploads/2013/06/O-Cheiro-da-Beterraba.mp3]

18th junho, 2013

1 Commentário

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *