Sei
01 Aug 2013 | Sei

Fã Clube Nando Reis

Noite de gala do rock brasileiro: show dos Titãs no Espaço das Américas (06/10)

Noite de gala do rock brasileiro: show dos Titãs no Espaço das Américas (06/10)

Às vésperas de mais uma eleição, o Espaço das Américas foi o local para uma noite histórica para o rock brasileiro: show de comemoração de 30 anos de uma das maiores bandas do País no gênero, os Titãs. Porém, o concerto dessa noite de sábado (6) foi especial: pois, para celebrar as três décadas de carreira, os atuais integrantes receberam no palco do recinto três ex-colegas de banda, Arnaldo Antunes, Nando Reis e Charles Gavin.

O show foi dividido em duas partes: a primeira, com clássicos titânicos com a formação atual – Branco Mello (voz e baixo), Paulo Miklos (voz e guitarra), Sérgio Britto (voz, teclados e baixo), Tony Bellotto (guitarra) e o músico contratado Mário Fabre na bateria. Enquanto o segundo ato foi um deleite total para os fãs (principalmente os mais antigos), porque se juntaram aos remanescentes o trio de convidados.

A apresentação, que teve início às 22h30, começou com as clássicas “Diversão”, “AA UU”, “Nem Sempre Se Pode Ser Deus” (do discaço “Titanomaquia”, de 1993), a grande homenagem a Raul Seixas com “Aluga-se”, “Televisão”, “Tô Cansado”, e no final de “Pra Dizer Adeus”, Sérgio Britto dedicou o show para o saudoso Marcelo Fromer (guitarrista da banda morto em 2001 por conta de um atropelamento) e continuou o evento com “Epitáfio”, “Go Back”, “A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana”, a recente “Amor Por Dinheiro”, e aproveitando o momento de julgamento do ‘mensalão’, Paulo Miklos anunciou a próxima canção que foi inspirada nos envolvidos no escândalo: “Vossa Excelência” e o primeiro ato foi encerrado com “Bichos Escrotos”.

Após a execução da clássica faixa de “Cabeça Dinossauro”, os Titãs saíram do palco e, minutos depois, vieram acompanhados dos três ex-Titãs, com Charles Gavin ocupando o posto de Mário Fabre.

Ovacionados pelo público, a formação titânica que estava no palco na ocasião, é considerada a clássica da banda, pois foi com Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Bellotto e o falecido Marcelo Fromer que os Titãs tiveram a sua fase áurea, compreendida entre os anos de 1986 e 1992. E com todos reunidos, o grupo deu continuidade ao show com mais hits de sua longa trajetória. Os ex-vocalistas Arnaldo Antunes e Nando Reis cantaram algumas de suas músicas de quando eram titãs, tais como: “Comida”, “O Pulso”, “Lugar Nenhum” e “Porrada”, cantadas por Antunes, enquanto Nando Reis foi o vocalista de “Família”, “Igreja” (aqui, a famosa história de que Arnaldo saía do palco durante a execução da música foi por água abaixo, pois o cantor permaneceu no espaço e fez o backing vocal) e, para delírio do público, “Marvin”. Além disso, Nando, além de cantar seus hits titânicos, tocou baixo em alguns temas, como “Cabeça Dinossauro” e “Bichos Escrotos”, que tiveram além dele, Nando, Branco Mello tocando as quatro cordas. Ainda como septeto, os Titãs tocaram outros sucessos com a participação de outros vocalistas: “Polícia”, “Estado Violência”, “Flores”, “Homem Primata”, “Sonífera Ilha” e um repeteco de “Bichos Escrotos”, todas com Arnaldo e Nando nos backing vocais.

Quem esteve lá, testemunhou a uma grande festa para celebrar os 30 anos de uma das maiores bandas de rock do Brasil. Além disso, muitos realizaram o sonho de ver a formação clássica dos Titãs juntas no palco novamente depois de 20 anos (sim, eu sei que em 1997 os três – agora – ex-integrantes se apresentaram juntos na gravação do “Acústico MTV”, mas ali também era outra comemoração).

No Espaço das Américas havia três gerações de fãs dos Titãs. Alguns choraram quando viu todos eles reunidos. Foi um momento único. E, acredito, que esse show tem tudo para virar um registro oficial na vasta carreira discográfica da banda. Aliás, nada mais justo do que os Titãs celebrarem os seus 30 anos lançando um disco ao vivo gravado em São Paulo, local onde eles começaram no longínquo ano de 1982, quando fizeram os seus primeiros shows no circuito underground da capital paulista e ainda carregavam a alcunha de “Titãs do Iê-Iê”.

E, para finalizar, parabéns Titãs pelos 30 anos de serviços prestados ao rock brasileiro.

A seguir, o setlist do show realizado no Espaço das Américas.

Parte 1 (com a formação atual):
1. Diversão (Sérgio Britto / Nando Reis)
2. AA UU (Sérgio Britto / Marcelo Fromer)
3. Nem Sempre Se Pode Ser Deus (Titãs)
4. Aluga-se (Raul Seixas / Cláudio Roberto)
5. Televisão (Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Tony Bellotto)
6. Tô Cansado (Arnaldo Antunes / Branco Mello)
7. Pra Dizer Adeus (Tony Bellotto / Nando Reis)
8. Epitáfio (Sérgio Britto)
9. Go Back (Sérgio Britto / Torquato Neto)
10. A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana (Branco Mello / Sérgio Britto)
11. Amor Por Dinheiro (Tony Bellotto / Sérgio Britto)
12. Vossa Excelência (Tony Bellotto / Charles Gavin / Sérgio Britto)
13. Bichos Escrotos (Arnaldo Antunes / Nando Reis / Sérgio Britto)
Parte 2 (com Arnaldo Antunes, Nando Reis e Charles Gavin):
14. Comida (Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto)
15. Família (Tony Bellotto / Arnaldo Antunes)
16. Igreja (Nando Reis)
17. Polícia (Tony Bellotto)
18. Estado Violência (Charles Gavin)
19. Cabeça Dinossauro (Branco Mello / Arnaldo Antunes / Paulo Miklos)
20. O Pulso (Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Tony Bellotto)
21. Lugar Nenhum (Arnaldo Antunes / Charles Gavin / Marcelo Fromer / Sérgio Britto / Tony Bellotto)
22. Marvin (Johnson / Dunbar / vs: Sérgio Britto / Nando Reis)
23. Flores (Charles Gavin / Paulo Miklos / Sérgio Britto / Tony Bellotto)
1º Bis:
24. Homem Primata (Marcelo Fromer / Ciro Pessoa / Sérgio Britto / Nando Reis)
25. Sonífera Ilha (Branco Mello / Carlos Barmack / Ciro Pessoa / Marcelo Fromer / Tony Bellotto)
2º Bis:
26. Porrada (Sérgio Britto / Arnaldo Antunes)
27. Bichos Escrotos (reprise) (Arnaldo Antunes / Nando Reis / Sérgio Britto)

Por: Jorge Almeida

8th outubro, 2012

3 Commentários

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *