Sei
01 Aug 2013 | Sei

Entrevistas

Fã Clube entrevista Nando Reis!

Fã Clube entrevista Nando Reis!

nando-1-entreSemana passada o Fã Clube Oficial Nando Reis teve o privilégio de fazer uma entrevista exclusiva com o nosso querido ídolo Nando Reis.

Na entrevista, o cantor nos contou sobre seus mais recentes projetos como o lançamento do CD/DVD “Sei” que foi gravado no mês de setembro em BH e tem lançamento previsto para dezembro deste ano, além de revelar algumas curiosidades como a origem do nome “Os Infernais”, os momentos mais marcantes de sua carreira e o significado de Zaferanorice, nick de seu instagram.

Está curioso? Confira, abaixo, esta leitura imperdível para você que também é um grande fã da “música laranja”!

* Agradecemos ao Nando Reis pelo carinho e atenção ao conceder esta entrevista ao fã clube.

Fã Clube Nando Reis – Atualmente a rede social mais acessada por você é o instagram. Qual é o significado de ZAFERANORICE?
Nando Reis – Zaferano Rice é meu peseudônimo; pela semelhança fonética/cromática com José Fernando Reis/ Zé Fernando Reis/ Zaferano Rice. Zaferano é açafrão, Rice é arroz. Risoto de Açafrão, que de certa maneira tem a cor dos meus cabelos.

Fã Clube Nando Reis – No início deste ano foi postado em seu instagram um set list bem “lado b” que continha músicas como “Nos seus olhos”, “Infernal”, “Hoje Mesmo”, “Baby, eu queria”, “Com Você o Meu Mundo Ficaria Completo” e “O Meu Posto” (VER AQUI). Há algum projeto futuro de fazer shows com estas canções, tão queridas por nós?
Nando Reis – Não há nenhum projeto em vista, embora eu sempre tenha desejo de colocar mais músicas como essas no repertório dos shows. Mas isso eu consigo fazer nos shows de voz e violão. Um dia ainda vou gravar um disco nesse formato e certamente tocarei grande parte desses “lados B’s “.

Fã Clube Nando Reis – No começo da experiência “Sei” você disponibilizou para os fãs que compraram o CD no site as músicas no formato voz e violão (DEMO). Dentre as canções observamos que havia uma que não estava presente no disco físico “Você Não É o Meu Céu Azul”. Porquê ela não entrou?
Nando Reis – Embora goste muito da música, não acho que ela estava pronta. E ela também se parecia muito com uma música do Bob Dylan. Esses “plágios” inconscientes que a gente faz sem perceber…

Fã Clube Nando Reis – Você já afirmou em entrevistas não ter religião mas em seus shows usa guias no suporte do microfone. Qual é o significado delas para você?
Nando Reis – De fato não tenho religião, mas o palco tem algo de sagrado, é um santuário. As “guias” são presentes que ganhei. Há 7 colares dos índios pataxós, um colar dos Filhos de Gandhi que ganhei de meu amigo Márcio Mello… Acho bonito, é ali ao pé desse “altar”que rezo minha “missa” pagã.

Fã Clube Nando Reis – Em entrevista ao Fã Clube Nando Reis sua esposa Vânia Reis comentou que a príncipio, o nome escolhido por você para sua filha ruiva Zoe seria Emília. A escolha foi uma homenagem a boneca Emília do Sítio do Pica-pau Amarelo? A obra de Monteiro Lobato fez parte da sua infância?
Nando Reis – De certa maneira sim. O nome Emília lembra milho cujos grãos podem ser da cor alaranjada do cabelo dos ruivos, e a boneca foi casada com o Visconde de Sabugosa (ou seria o Marquês de Rabicó?). Li as obras completas (infantis) de Monteiro Lobato. Numa Festa Junina de minha escola fui fantasiado de Doutor Caramujo…

Fã Clube Nando Reis – Sol, Lua e o tempo são pontos recorrentes em suas músicas. Você já fez algum estudo sobre a Astronomia ou sente curiosidade sobre o tema?
Nando Reis – Nunca estudei Astronomia mas tenho fascínio pelos corpos celestes. Desde pequeno. Talvez isso tenha a ver com “Tintim e a Estrela Misteriosa”.

Fã Clube Nando Reis – Torcedor fanático do SPFC. Você trocaria seu passado de compositor por um de jogador de seu time de coração?
Nando Reis – De maneira alguma. Adoro estar do lado de cá das arquibancadas. Imagino que a emoção de fazer um gol num estádio lotado em final de campeonato deva ser uma maravilha. Mas comemorar um gol desses também é maravilhoso. Mas a emoção de subir ao palco e ver uma multidão cantando uma música minha… Não trocaria isso por nada!

Fã Clube Nando Reis – Seu show no “Rock In Rio” foi muito elogiado pelos fãs e critica chegando a ser considerado um dos grandes coros do festival. Você esperava por esta repercussão? Passou aquele sentimento de missão cumprida?
Nando Reis – Acho que “missão cumprida” expressa bem a minha satisfação. Foi um trabalho delicioso (embora estafante) preparar esse show exclusivo, pois ele foi único e contou com várias novidades. Além da participação do Samuel cantando músicas minhas, o trio de metais que veio de Seattle e o percusionista Léo Leobons completaram o time. Ensaiamos 5 dias exaustivamente para essa apresentação. E fizemos um show na véspera, em Belo Horizonte, que foi o nosso “jogo-treino”. Fiquei tão satisfeito nos ensaios, que preparamos em cima da hora a gravação de áudio e imagens desse noite (que foi espetacular!) e vamos lançar esse DVD (com um Cd “ao vivo” gravado em estúdio com o mesmo time) agora no final do ano.

Fã Clube Nando Reis – Qual foi o momento mais marcante de sua carreira?
Nando Reis – Difícil responder essa… Foram muitos! Quando ganhei o Festival Secundarista apresentando “Pomar” com os Camarões, em 79… A primeira vez que ouvimos Sonífera Ilha no rádio em 84. A gravação de “Jesus Não Tem Dentes No País Dos Banguelas”. Marisa gravando “Diariamente”. Produzir o disco da Cássia (“Com você o meu mundo ficaria completo”). Sair dos Titãs para cuidar da minha carreira solo…

Fã Clube Nando Reis – Na maioria das vezes em que você tira férias, viaja para o exterior. Isso te permite respirar?
Nando Reis – Exatamente: respirar! Ficar perto da Vânia e longe do “Nando Reis”…

Fã Clube Nando Reis – Nestas suas viagens, teria algo que você traria do exterior para o Brasil?
Nando Reis – Viajar pra fora é sempre um momento para olhar para o mundo, sair da rotina de trabalho que, basicamente, é viajar aqui pelo Brasil. O que eu trago para o Brasil trago dentro da minha cabeça.

Fã Clube Nando Reis – O mês de junho deste ano foi marcado por diversas manifestações populares requerendo melhorias no transporte público, saúde, educação e a não-corrupção. O que você acha destes movimentos? Mesmo viajando na época, você chegou a acompanhar o que estava acontecendo no Brasil?
Nando Reis – Achei importante que se quebrasse essa impressão de que aqui no Brasil a apatia reina, que todo mundo engole tudo. Sim, acompanhei pela internet.

Fã Clube Nando Reis – Como surgiu o nome “Os Infernais? Você lembra se chegou a ser cogitado outro nome para a banda?
Nando Reis – “Os Infernais” sempre me parece o nome certo para essa banda. Gosto de bandas, sou um músico de bandas, e agora no papel que eu adoro de band-leader, he he he…. O nome veio da música “Infernal” gravada pela Cássia e por nós no disco “Infernal”. E é totalmente adequado para a nossa sonoridade!

Fã Clube Nando Reis – Nando, existe planos de fazer um registro oficial do show “Sei” (DVD)?
Nando Reis – Então… gravamos o show de Belo Horizonte (dia 8 de Outubro) e vamos lançar em CD e DVD.

Fã Clube Nando Reis – A letra da música “Como Somos”, nova parceria entre você e Samuel Rosa, foi postada em seu instagram (VER AQUI). Podemos observar que ela fala sobre a passagem do ser humano na Terra. Seria uma maneira de encarar o futuro?
Nando Reis – Essa música… Essa letra…. Gosto muito dela! O tempo, a passagem do tempo, as mudanças que ocorrem dentro da gente, as pessoas que morrem, as que nascem… Tudo isso me intriga, me comove.

Fã Clube Nando Reis – Neste novo trabalho do “Skank” haverá uma participação maior sua? Pelo que eu me lembre você nunca cantou no CD deles…
Nando Reis – Escrevi muitas letras. Até agora fiz 9. Mas sou apenas o parceiro do Samuel. O que o Skank vai fazer só eles podem responder.

23rd outubro, 2013

17 Commentários

17 Comentários

  1. Soraia escreveu:

    Você é simplismente único * um fofo que eu amo muito *

  2. Lari Malik escreveu:

    Nossa amei a entrevista,instagram:Larissa Chock segue la *,* Obg ?.?

  3. Vanessa Fernandes escreveu:

    Amo o Nando a voz e as letras dele me acalmam.
    Uma pessoa muito talentosa.
    Quero um dia ter a oportunidade conhece-lo pessoalmente.
    Nos shows é nítido o respeito que ele tem pelos fãs.

    s2

  4. Aline Aquino escreveu:

    parabéns pelo seu legado . sua obra e pela sensibilidade,ninguém me emociona tanto igual a vc,nem me faz companhia com sua musica por falar de amor como ninguém , amo sua obra e por isso te desejo toda felicidade do mundo

  5. thalita escreveu:

    TE amo ruivinho

  6. thalita escreveu:

    Adoro nando cantei orrores no morro de sao paulo

  7. Isabela escreveu:

    Entrevista maravilhosa!
    Anciosa para o show do dia 09/11/2013 aqui no Rio!Me faz bem.

  8. Alcides Neto escreveu:

    Um show no Pará!? Quando?

  9. Thiago escreveu:

    Faltou uma pergunta: “Alguma previsão de turne pelo mundo a fora?”

  10. Ana Sampaio escreveu:

    A voz, as palavras falam por nos. Amo esse cara que fala meus sentimentos em belas canções. Sonho em um dia poder conhecer pessoalmente.

  11. Marluce Mgalhães escreveu:

    Agora que tive tempo de parar para ler essa entrevista, e adorei a notícia sobre o lançamento do DVD, pois estava torcendo e aguardando ansiosa p/ que saísse logo. Tomara que seja antes do Natal,pq quero dar de presente para os meus amigos…rsrs
    Excelente entrevista e como sempre o meu poeta mandou muito bem.

  12. Perla Rocha escreveu:

    O ruivo mais querido do Brasil!!! Como não ser? Sempre tão coerente em suas “incoerências”… Ah, Nando, você sempre será o meu grande ídolo da música!!! 🙂

  13. Larissa Silva escreveu:

    ótima matéria, acho lindo este carinho nítido dele com a Cássia Eller, aliás, é o que me faz gostar dele cada dia mais!

    Nando Reis, você é meu pedacinho de Cássia Eller aqui na terra!!

  14. Maria Paula Dias escreveu:

    Estou contando as horas pra esse DVD sair. E pensar que eu estava nesse show, cantando e sentindo muita emoção!!! Feliz demais.

  15. Samara escreveu:

    Ótima entrevista, o cuidado nas respostas mostra bem o zelo do cantor com a carreira, público e família.

  16. Pingback: Nando Reis: CD e DVD “Sei” sai em dezembro | The Music Journal Brazil

  17. lindomar escreveu:

    Ótima matéria,não vejo a hora de sai o cd ao vivo,valeu pessoal valeu nando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *